ALCACHOFRA




                                                             ALCACHOFRA


Alcachofra (nome científico Cynara cardunculus subsp. scolymus, anteriormente designada por Cynara scolymus) é uma planta com até um metro de altura, da família das compostas, de caules estriados, folhas penatífidas e grandes capítulos florais.

E uma planta perene, com até 400 cm de envergadura, que volta a brotar anualmente. Suas folhas tem cor verde claro cobertas de uma penugem branca que lhes dá uma aparência pálida.
É uma flor, e pertence ao grupo das angiospermas
Dá uma inflorescência comestível, produto muito apreciado quando ainda na fase inicial e razão de seu cultivo comercial. Ao se transformar em flor aberta endurecem as bracteas e não podem mais ser aproveitadas para consumo.
A alcachofra tem como valor nutritivo a vitamina C e sais minerais (ácido fólico, magnésio e potássio). No cotidiano urbano, ela pode ser encontrada em feiras, como uma inflorescẽncia muito jovem, ainda sem pétalas. Nessa fase, sua parte comestível corresponde às brácteas, folhas modificadas que protegem a inflorescência.

ORIGEM


São procedentes da região sul do Mar Mediterrâneo, mais provavelmente do Magrebe, na África. A alcachofra é um parente muito próximo do cardo comum, do qual procede, tendo sido aprimorado para consumo humano por muitos anos de cultivo.
Existem indícios da planta em estado natural na Tunísia. Os antigos egípcios a conheciam, assim como os gregos, que introduziram o cultivo na Sicília e na Magna Grécia.

ORIGEM DO NOME


O nome alcachofra provem do árabe al-kharshûf (que significa "planta espinhuda"). O nome cynara vem do grego, segundo uma lenda antiga seria uma jovem que rejeitou Zeus e foi por ele transformada nessa planta.

BENEFÍCIOS E INDICAÇÕES


Consumida de variadas maneiras a alcachofra é muito nutritiva contendo grandes quantidades de vitamina A, vitamina B, vitamina B5, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês. Além disto, também é considerada uma planta com propriedades medicinais. Ela atua como tônico digestivo, diurética, estomáquica, hepatoprotetora, laxativa (não irrita a mucosa dos intestinos), hipoglicemiante, depurativa e é eficaz na redução do colesterol ruim. Por conter uma substância denominada cinarina (componente químico ativo que confere sabor amargo), a alcachofra estimula o aumento do fluxo biliar, melhorando as funções do fígado e consequentemente prevenindo várias doenças hepáticas. A alcachofra também tem sido muito eficaz no combate as gorduras, por isto ela esta inclusa em muitas dietas para perda de peso. No entanto, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a alcachofra devem evitar o seu consumo.


Edição: Júnior Horta
Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org
http://www.saudenarede.com.br
http://herbariumcolibisco.blogspot.com.br

0 Sugestões e Pedidos:

Postar um comentário

Dê sua sugestão ou faça seu pedido.

Sua opinião é importante para nós!