Cavalinha

Cavalinha (planta medicinal e ornamental)





Nome popular

 Cavalinha

Nome científico

Equisetum arvense L.


Família

 Equisetáceas


Origem

 Europa


Forma de Utilização

Chás, tintura mãe, óleo, infusões.
As cavalinhas são plantas perenes e herbáceas a Equisetum hyemale) para cultivo em clima temperado. A maioria delas cresce 0,2 – 1,5 m de altura.



Propriedades terapêuticas

 Diurético, anti-hipertensivo, mineralizante, antiinfeccioso, antiprostático.


Princípios ativos

Saponinas (equisetoninas), potássio, cálcio, fósforo, manganês, ácido silícico, flavonóides, alcalóides, taninos, fitosteróides, ácidos graxos aconitínico, benzóico, málico, gálico, péctico, vitamina C, resinas, lignanos.


Indicações terapêuticas

Osteoporose, reumatismo, ajuda nos tratamentos para emagrecer, edema pré-menstrual, favorece o metabolismo do cálcio na coagulação sangüínea.

Muito usada para polir prata e cobre por conter silício, e na agricultura orgânica, como aliado no combate a diversas pragas pulverizando calda preparada com as folhas.



Óleo para prevenir estrias:


Coloque um ramo ou caule de cavalinha (já seca) em um vidro pequeno de óleo de amêndoas ou babaçu. Deixe descansar por 30 dias e passe na pele, sempre após o banho.
Infusão para limpeza de pele
Coloque um punhado da planta (fresca ou seca) em uma vasilha e despeje água fervendo. Abafe e deixe descansar por 10 minutos. Depois de fria, use a infusão com um chumaço de algodão, para limpar a pele.

Para dar brilho aos cabelos e fortalecer as unhas
Faça um chá com caules e folhas de cavalinha: 2 colheres (sopa) + 1 litro água. Deixe esfriar e use no enxágue final dos cabelos. Para fortalecer as unhas, deixe amornar e mantenha as unhas imersas por uns 15 minutos.



Uso na jardinagem e ornamentação

Muito usada em jardins nos lagos ou em espelhos d'água por gostar de muita umidade, pois é uma planta comum em brejos  e também usada em arranjos florais.


Toda planta medicinal contém princípios ativos que podem ser tóxicos!
A dosagem e periodicidade do tratamento deverá ser indicada e acompanhada de médico ou farmacêutico !


Texto adaptado: Junior Horta
Ref. Literária: Wikipédia, Rose Aielo Blanco (jardimdeflores.com.br)

0 Sugestões e Pedidos:

Postar um comentário

Dê sua sugestão ou faça seu pedido.

Sua opinião é importante para nós!